top of page

Como está o sono do seu filho?

As crianças estão em constante desenvolvimento físico e cognitivo, assim como uma alimentação adequada, horas de sono bem dormidas têm papel fundamental nesse processo.


É durante o sono que o organismo relaxa e se recupera, onde acontece a consolidação dos aprendizados absorvidos no decorrer do dia;


Aquela velha frase que muitos falam: "Menino você precisa dormir para crescer"! Está correta, sabe porquê?


Na infância cerca de 90 % do hormônio do crescimento é liberado durante o sono, além da manutenção do crescimento, esse hormônio também ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura e a fragilidade dos ossos, além disso, promove mais disposição na criança.


Outro hormônio que tem impacto no sono, se chama Leptina (que é o hormônio da saciedade), crianças que dormem bem, o mantêm em níveis adequados, já aquelas que não dormem, diminuem a liberação de Leptina e aumentam a liberação da Grelina (hormônio da fome), com maior risco de sobrepeso.


Além disso, noites mal dormidas também geram problemas de atenção, mudanças de comportamento e alterações no desempenho escolar.


Quantas horas de sono são necessárias?


- No recém-nascido varia entre 14-17 horas

- 6 meses: aproximadamente 14 horas

- Entre 1 e 2 anos: 11-14 horas

- Pré-escolares: 10-13 horas

- Escolares: 9-11 horas

- Adolescentes: 8-12 horas


Como melhorar a qualidade de sono das crianças?


- Manter uma rotina de sono todos os dias (inclusive nos finais de semana), com horários ajustados, tanto do sono diurno (sonecas) para as crianças que fazem, quanto o sono noturno;

- Manter horários para se alimentar, higiene pessoal, atividades e sono, geram previsibilidade e segurança para a criança. Sem rotina o sono não é saudável!

- Manter o ambiente que ela dorme, sem estímulos visuais, com temperatura adequada, silencioso e escuro (ativa a melatonina: hormônio responsável pelo sono);

- Evitar atividades estimulantes perto do horário de dormir, evitar uso de eletrônicos (celular, computador, televisão, tablet), 2 a 3 horas antes de dormir, diminuir o ritmo da casa no final da tarde (sons e luzes).


Como tem sido o sono do seu pequeno?



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page